Solstício Invernal
O Sol contempla
No cerne da noite.
Com pedras engendra
No chão da morte.
E no declínio da vida,
Na noite letal
A criação se reanima,
Faz-se aurora jovial.
Que as alturas revelem
O eterno verbo divino;
As profundezas conservem
O sereno domínio.
Nas trevas vivendo
Recria um Sol real.
Na matéria tecendo
Conhece o deleite espiritual.
STEINER, Rudolf.(Fonte: GA 40, p. 75, do GA 96, palestra de 17/12/1906. Trad. livre: CB. Col. LJ.)
A palavra inverno deriva de hibernum, que em latim significa neutro, tempo frio.
É a mais fria das estações, ocorre no hemisfério sul de 20 de junho a 22 de setembro e é chamado de inverno austral. No hemisfério norte começa em 21 de dezembro e vai até 21 de março e é chamado de inverno boreal. Ele começa no solstício de inverno, dia que marca o início das noites mais longas que os dias e se estende até o equinócio da primavera.
Nesta estação as plantas se recolhem, perdem as folhas para guardar energia, alguns animais hibernam pelo mesmo motivo. Por isso é vista como uma época de se recolher, de entrar para dentro de si, sendo tida, por alguns estudos, como a Época do Pensar.
No Brasil, por sua proximidade com a Linha do Equador, a temperatura cai, mas raramente chega a ficar negativa. Enquanto nas áreas mais próximas dos polos as temperaturas costumam ficar abaixo de 0°C,
Em grande do país o inverno é uma estação seca, com baixa umidade no ar e chuvas escassas. O céu costuma ficar limpo e apesar das temperaturas baixarem, o sol costuma brilhar durante o dia. Este quadro de tempo seco aliado a oscilação da temperatura (dias mais quentes e noites mais frias) favorece o aumento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. Daí a importância de cuidar da hidratação. Quando ampliamos essas características para o ambiente, da mesma forma, é o período de maior risco de queimadas, o que requer um aumento de cuidado com fogueiras ou quaisquer elementos que possam colocar em risco os campos e os animais.
É uma estação que convoca o fogo, a necessidade de se aquecer e de iluminar a escuridão invernal. É a época das festas juninas, com comidas e bebidas quentes e brincadeiras em volta da fogueira. Para a Antroposofia, a festa de São João, o fogo do espírito penetra na vontade humana com o objetivo de ter a coragem criativa necessária para se tomar o caminho de uma futura ressurreição e ascensão.
O inverno traz uma imagem de morte, ou falta de vida, com sua vasta solidão. Mas mesmo parecendo que tudo está seco e sem vida, na verdade está apenas numa quietude necessária onde a vida está aguardando, e se guardando latente para o momento de vir à tona com forças renovadas explodindo em vitalidade na primavera!
http://www.festascristas.com.br/sao-joao-batista/sao-joao-batista-textos-diversos/576-o-inverno
http://www.sab.org.br/portal/antroposofia/sobre-rudolf-steiner/aforismos-versos-textos/57-espiritualidade
Comments