IMUNIDADE – Uma questão de Equilíbrio.
Podemos identificar na palavra IM.UNIDADE, uma livre referência a estar inteiro, EM UNIDADE.
Derivada do latim Immunitas, significa proteção (embora curiosamente também se referisse a isenção de taxas que se oferecia a senadores romanos...) e relacionada a grupos de senhores idosos atenienses da antiga Grécia, que durante a peste, mesmo em contato com doentes, não sucumbiam. Eram designados os ‘immunes’
Um organismo em equilíbrio consegue desenvolver uma saudável relação de si mesmo com os diferentes elementos que o rodeiam de maneira a identificar os limites de dentro para fora e de fora para dentro. A saúde do indivíduo, através do sistema imunológico, diz de sua relação com o mundo. Tudo isso acrescido das diferentes estações do ano que trazem, cada uma a seu termo, condições específicas, seja o clima frio e seco do outono / inverno, quente e chuvoso do verão e os polens da primavera.
Grande parte dos adoecimentos observados advém de uma vulnerabilidade decorrentes de elementos objetivos e subjetivos, de deficiências internas ou agressões externas. Incluem desde a constituição genética à fisiologia. Da alimentação ao sono. De experiências anímicas a ritmos de vida.
Alimentos industrializados, as sobrecargas, o stress, as cobranças para alto rendimento materialista, padrões de comportamento e beleza. Ainda, o excesso de medicamentos que nos distanciam de nós mesmos, induzindo-nos a ignorar os sinais que nosso corpo desenvolve no caminho de cura.
Todos esses elementos estão disponíveis e fazem parte de nossa existência. A maneira com que vamos lidar com eles pode indicar a nossa capacidade de manter um estado saudável, mesmo lidando com adoecimentos.
Podemos assim observar alguns cuidados essenciais:
. Alimentação saudável – com preferência por alimentos orgânicos, rico em frutas, sementes cereais, legumes e verduras. Em especial o alho, gengibre, cogumelo shitake, vegetais verde escuros, entre outros.
. Hidratação farta - incluindo chás e sucos, além da água. Também o Kefir, bebida fermentada probiótica obtida a partir de uma mistura de leveduras e bactérias
. Roupas adequadas – que favoreçam um saudável arejamento da pele, evitando tecidos sintéticos.
. Atividade física regular – que ativa a circulação e favorece o equilíbrio do nosso organismo de calor
. Sono restaurador – buscar atender o número de horas de sono que seu organismo demanda e evitar o uso de celulares e afins no período que antecede o sono
. Hábitos de higiene pessoal – que, inclusive inspiram, através do exemplo, às nossas crianças
. Cultivar um ambiente equilibrado e harmonioso – evitar excesso de estímulos, desde sons altos ou muitos estímulos visuais, até tensões e cobranças desnecessárias em nossas convivências.
. Ritmo – buscando alternar atividades que nos reportem para dentro e fora.
Em tempos em que passeios externos estejam limitados, buscar expandir o olhar até horizontes amplos .
. Sol - Cuidar para ter satisfatória exposição ao Sol, que, além de garantir nossos níveis de Vitamina D, nos traz a experiência da Luz e Calor que se refletem em nosso interior. Igualmente importante é a nossa relação com a noite, valorizando tanto o céu estrelado quanto o recolhimento que ausência de luz nos convida. Essa experiência com o dia e a noite são fundamentais para nossa vida, tanto em níveis hormonais quanto anímicos, determinantes em nossos ritmos circadianos
A tradição indiana ainda nos presenteia com elementos e práticas que podem auxiliar como o Brahmara Mudra – estabelecendo limites saudáveis que traz a experiência sutil que “ com fronteiras saudáveis meu sistema imunológico funciona perfeitamente”
Uma grande pergunta é: “O que eu escolho, me nutre ou me consome?”
A partir dessa pergunta percebemos a importância do CUIDAR
Cuidar de si, do outro e do planeta
Quando buscamos nos nutrir com verdades, nos reconhecemos como unidade, onde despertam a confiança, a alegria, a esperança.
Não buscamos um equilíbrio estático, a exemplo de uma bolha que nos isola do mundo preservando-nos de elementos que não sejam os conhecidos e que nos dão uma falsa sensação de segurança.
Ao contrário, buscamos nos organizar para que estejamos aptos a lidar com experiências que nos desafiam e consequentemente nos enriqueçam fortaleçam, num equilíbrio dinâmico, uma verdadeira dança da Vida!
https://www.instagram.com/p/CBau4kOFrwz/ https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipoi/imunologia-celular/overview
Mudrás - Para Cura e Transformação - Joseph Le Page e Lilian Aboim http://www.antroposofy.com.br/forum/pandemia-por-coronavirus-aspectos-e-perspectivas/
Comments