Crianças requerem cuidados. E não é diferente com os produtos manipulados para elas!
Afinal, as crianças têm a pele mais sensível e são mais propensas a desenvolver alergias. Assim, o ideal é usar produtos que tenhamos segurança tanto em relação à origem, quanto ao destino no meio ambiente e que venham de fornecedores qualificados.
Alguns ativos já são clássicos em produtos infantis como a Calêndula e a Camomila. Estas duas plantinhas tem função hidratante, calmante e são indicadas para peles sensíveis. Podem ser usadas na forma de tinturas, extratos glicólicos ou óleos.
Outro ativo muito utilizado é o mel que possui propriedades anti-inflamatórias e hidratantes.
O uso dos óleos essenciais é permitido, mas é necessário cautela uma vez que o olfato dos pequenos é extremamente sensível e fragrâncias fortes são contra indicadas. O cheiro deve ficar bem suave!! A lavanda é bastante utilizada, principalmente em banhos e massagens no fim do dia, para acalmar e relaxar. O capim limão (ou capim cidreira) apresenta características semelhantes além de ser relaxante muscular. A bergamota é bem indicada também, principalmente para crianças um pouco maiores, ela traz alegria e bem estar.
Claro que existem muitos outros ativos que podem ser utilizados, mas recomendamos uma pesquisa intensa antes de criar produtos cosméticos infantis. As bases utilizadas devem ser próprias para o uso infantil ou indicadas para peles sensíveis. Não utilize matérias primas que contenham parabenos, petrolatos, fragrâncias ou corantes artificiais.
Com esses cuidados você cuida de suas crianças cuidando do Planeta!
Comentários