Região nativa: Américas
Tipo: Herbácea
Altura: até 1,8 metros
Uso: Comercial, culinário, cosmético, ornamental e medicinal
Amaranthus é uma planta do gênero botânico Amaranthus e possuem vários nomes populares como amaranto, caruru e bredo.
HISTÓRIA
O Amaranto é uma planta muito antiga, há registros de que foi cultivado há mais de 5.000 anos, pelos povos originários da América do Sul.
Foi amplamente cultivado pelos povos originários das Américas, principalmente os astecas e maias. Durante a colonização, seu cultivo foi proibido, pois além de ser fonte de alimento, também era considerada sagrada e usada em rituais considerados pagãos pelos cristãos.
Em 1975, devido ao seu altíssimo valor nutricional, foi considerada pela National Academy of Sciences como uma das espécies tropicais mais promissoras e, a partir daí sua fama cresceu e passou a ganhar o status de superalimento.
A principal espécie cultivada é Amaranthus caudatus e Amaranthus cruentus, principalmente nos Estados Unidos e no México. Os maiores consumidores são a América do Norte, Central e regiões da Índia.
Suas folhas também podem ser consumidas, apesar de terem menor valor nutricional e serem menos populares. Além de seu cultivo para comércio de sementes, também são consideradas plantas ornamentais.
USO
O uso mais comum do amaranto, apesar de ser um cereal extremamente versátil, é para alimentação. Suas folhas e talos são comestíveis, mas o mais usual é o consumo de suas sementes.
O grão do amaranto é extremamente rico em nutrientes, mas também possui nitratos e oxalatos que podem ser tóxicos, no entanto esses compostos são reduzidos em quantidade e efeito quando cozidos, por isso, não recomenda-se o consumo dos grãos crus.
É considerado um superalimento devido a suas altas concentrações de nutrientes, sendo rico em minerais como ferro, potássio e cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C e aminoácidos essenciais, inclusive a Lisina, que é pouco encontrada em cereais.Também é uma boa fonte de proteína vegetal. Além disso, é fonte de antioxidantes que facilitam a digestão e aumentam a sensação de saciedade.
Estudos apontam que seu alto teor de ácidos fenólicos, gálico e vanílico ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças cardíacas.
A partir de suas sementes um óleo é produzido, extremamente rico em ácidos graxos e flavonoides. Possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes.Promove hidratação e nutrição para a pele e cabelo.
Seu uso capilar combate o ressecamento e evita a descamação do couro cabeludo, aliviando irritações e coceiras. Estudos apontam seu uso com grande eficácia no fortalecimento das raízes, o que estimula o crescimento e aumenta a densidade dos fios, sendo, por isso, muito usado em produtos anti queda de cabelo e para engrossar os fios de cílios e sobrancelhas.
Devido à beleza e resistência é utilizado como planta ornamental.
CURIOSIDADES
O nome Amaranto tem origem grega e significa “que não desvanece”. É uma planta extremamente resistente, sendo, por isso, considerada em diversas culturas antigas como símbolo de imortalidade
Os astecas acreditavam que era uma planta sagrada e a usavam em rituais e festivais. Ela era usada para enfeitar as casas e também faziam uma estátua do deus com amaranto e mel. Durante a festa todos jejuavam e ao final a estátua era repartida e cada um comia uma pequena parte, levando consigo um pedaço de deus.
Na Guatemala, o amaranto quase foi extinto durante as guerras civis que queimaram seus campos. Agricultores, com medo de perder esta importante fonte de alimentos, esconderam sementes dentro de vidros e enterraram nos campos em baixo de estátuas. Graças a este ato de resistência, o amaranto continuou como um cereal importante na alimentação local.
Devido ao seu alto teor de alimentos em sementes tão pequenas, o amaranto tem sido usado pela NASA na alimentação de astronautas.
CARACTERÍSTICAS
Nome popular: Amaranto, caruru
Classe: Magnoliopsida
Ordem: caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Gênero: Amaranthus
O amaranto é uma planta herbácea ou arbusto anual ou perene em todo o gênero.. Possuem caule avermelhado, folhas simples e alternadas e uma inflorescência impressionante composta por pequenas flores densamente agrupadas.
As flores e inflorescências variam de cor, podendo ser totalmente verdes, castanhas, marrons e a cor mais predominante e comum é o vermelho intenso. As sementes de amaranto possuem colorações variadas como branca, amarela, rosa, cinza, preta ou vermelha, além de possuir variações de diâmetro que vai de 1 a 1,5 milímetros e possuem espessura de 0,5 mm.
A planta pode ser monóica, ou seja, pode ter flores masculinas e femininas, sendo sempre unissexual. A fruta é uma cápsula seca e contém apenas uma semente.
PRODUTOS MAGNA MATER COM AMARANTO
REFERÊNCIAS
Comments